TOP BLOG 2010

TOP BLOG 2010

Boas Vindas a esta comunidade de Culturas e Afetos Lusofonos que já abraça 76 países

MÚSICA DE FUNDO E AUDIÇÃO DE VÍDEOS E AUDIOS PUBLICADOS

NÓS TEMOS TODO O EMPENHO EM MANTER SEMPRE MÚSICA DE FUNDO MUITO SELECIONADA, SUAVE, AGRADÁVEL, MELODIOSA, QUE OUVIDA DIRETAMENTE DO SEU COMPUTADOR QUANDO ABRE UMA POSTAGEM OU OUVIDA ATRAVÉS DE ALTI-FALANTES OU AUSCULTADORES, LHE PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA MUITO AGRADÁVEL E RELAXANTE QUANDO FAZ A LEITURA DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES.

TODAVIA, SEMPRE QUE NAS NOSSAS POSTAGENS ESTIVEREM INCLUÍDOS AUDIOS E VÍDEOS FALADOS E/OU MUSICADOS, RECOMENDAMOS QUE DESLIGUE A MÚSICA AMBIENTE CLICANDO EM CIMA DO BOTÃO DE PARAGEM DA JANELA "MÚSICA - ESPÍRITO DA ARTE", QUE SE ENCONTRA DO LADO DIREITO, LOGO POR BAIXO DA PRIMEIRA CAIXA COM O MAPA DOS PAISES DOS NOSSOS LEITORES AO REDOR DO MUNDO.

sábado, 22 de outubro de 2011

PEDRO SIMÕES NETO, ADVOGADO, ESCRITOR, POETA, HISTORIADOR, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, EX-SECRETÁRIO DE ESTADO, ACADÉMICO, PRESIDENTEE DA ACCLA - Academia Cearamirense de Letras e Artes, homenageado, como CIDADÃO NATALENSE, RN-BRASIL


Pedro_cid1
                                                  Pedro Simões Neto
O advogado, escritor e presidente da Academia Cearamirinense de Letras, Pedro Simões Neto, foi agraciado com o Titulo de Cidadão Natalense. A cerimónia de homenagem e outorga do Diploma, acontecereu na quarta-feira, dia 19, a partir das 18h30, no auditório da Fundação Capitania das Artes.

Na passada quarta-feira (19), a Câmara Municipal de Natal (CMN) prestou uma justa homenagem ao professor, escritor e advogado, Pedro Simões Neto.  O Decreto Legislativo n° 229/86, de autoria do ex-vereador Francisco Souza Silva (in memoriam) que concede o título de Cidadão de Natal a Pedro Simões, foi resgatado através de proposição do Vereador George Câmara (PCdoB). 


A cerimônia solene de outorga de tão merecido e honroso Diploma de Cidadão Natalense a Pedro Simões Neto, teve início previsto às 18h30min no auditório da Fundação Capitania das Artes, que se encontrava repleto pelas mais representativas personalidades da vida pública, cultural e intelectual da capital, Natal, assim como do Estado do Rio Grande do Norte, em especial de Ceará Mirim, outra cidadde a que o cidadão Pedro Simões Neto está muito afetuosamente ligado desde a infância.

Pedro Simões Neto nasceu em 14 de abril de 1944, "adotando e sendo adotado" ainda criança,  pela cidade de Ceará-Mirim no RN, que veio a marcar muito do que ele se considera como pessoa. Pedro Simões é professor aposentado dos cursos de direito da Universidade Federal do RN (UFRN) e da Universidade Potiguar (UNP); professor colaborador da Escola Superior da Magistratura do RN, além de ter sido Pró-Reitor de Extensão Universitária da UFRN. Foi secretário do governo do estado ocupando três pastas distintas. Advogado militante, escritor, é membro do Instituto dos Advogados do Brasil e do Instituto Brasileiro de Tecnologia Jurídica. Escreveu dezenas de livros sobre literatura, poesia, economia e política, direito e filosofia (ética) e é atualmente o Presidente da Academia Cearamirinense de Letras e Artes – ACLA. 

Pedro Simões, tem-se notabilizado pelos altos serviços públicos, cívicos e labor inteletual prestados à cidade de Natal que ama e onde reside, sem, contudo, segundo o próprio, nunca ter deixado de ser “um apaixonado por Ceará Mirim, cidade de que nunca se desligou, e da qual se considera um filho, embora ali não tenha nascido, mas onde chegou já com cinco anos. Pedro Simões que se considera um "eterno aprendiz", sempre faminto e sedento por conhecimento, é praticante desse pleno valor humanista e cívico, haja vista, a sua “praxis”, expressa, também, no seu exercício permanente da cidadania a favor daquela cidade onde cresceu, para a qual  busca desenvolver um audacioso programa de desenvolvimento sustentável apoiado na ação cultural e de preservação do patrimônio histórico, integrado com ações geradoras e motivadoras para o turismo, comércio e serviços, que gerem emprego e renda para Ceará-Mirim.



Para o vereador George Câmara, "Pedro Simões é um justo merecedor da homenagem, pois tem o espírito público comum às grandes lideranças que lutam por fazer o RN se desenvolver e proporcionar aos potiguares cidadania e vida digna". Para ele, Pedro Simões sempre buscou, em sua vida, conceder políticas públicas de inclusão social, com ênfase na cultura e na preservação da memória da sua terra e gente. ...“Sem dúvidas, se faz jus e necessário prestar uma homenagem a Pedro Simões pelos serviços prestados ao povo de Natal, no exercício de suas gestões em educação e segurança pública, mas também, enquanto educador, professor da UFRN, lecionando disciplinas de Direito e formando inúmeras gerações de advogados”, declarou George Câmara.


Orador espontâneo e brilhante, Pedro simões ao ser empossado cidadão natalense, fez da sua saudação de agradecimento uma evocativa, bela e cativante peça de oratória coloquial, de improviso, levando-nos a uma viajem emotiva pelas suas várias raízes familiares e das terras dos seus ancestrais, invocando de Ceará Mirim o ambiente e paisagens bucólicas que formaram o seu espírito romântico, marcado pelos imensos canaviais do vale verde, omdulando penteados pelo vento, recordando os rios por onde nadou e brincou e que dele fizeram o menino feliz e o homem ligado a raízes telúricas fortes que moldaram o seu caráter voluntarioso, romanticamente poético, que sempre se emociona com um brilho nos olhos e uma tonalidade musical sustenida, mas clara e vibrante, na bela voz plena que seduz e atrai quem tem o privilégio de escutar as suas interessantes narrativas plenas de expontaneidade, onde sempre cabe, por entre as invocações saudosas, oportunas notas de um humor próprio de quem viveu com alegria e entusiasmo. Esse mesmo entusiasmo de viver em pleno, o levou a invocar, também, em breve nota, a  sua paixão pelo desporto, em que, entre outras modalidades, se destacou na prática de artes marciais, tendo conquistado a faixa preta.

Na sua alucoção de agradecimento pela honraria que lhe foi outorgado como "Cidadão de Natal", Pedro Simões confessou que preferiu não recorrer à segurança formal do discurso escrito, previamente racionalizado e estruturado, para deixar falar livremente as vozes do coração e das memórias de vida vivida e sentida e, como brilhante orador de improviso, Pedro Simões fez um resumo emocionalmente contagioso da história de suas origens e raízes, desde Aracaju, Rio de Janeiro, Bahia, até Ceará-Mirim, o vale encantado, onde chegou aos cinco anos, com seus pais: Dr. Percilio Alves, médico, sua mãe Dona Esmeralda e a única Irmã: Joventina Simões, também, como ele, advogada.


Mas, como escreveu em um de seus Blogues - "Vale Verde" -  a escritora, jornalista, poetisa e historiadora, sua amiga Lúcia Helena Pereira, filha também de Ceará Mirim, e a sempre inspirada Poetisa das Flores e do Amor, "quis o destino levá-lo mais além e o trouxe para natal, a cidadezinha presépio, onde fixou-se e formou sua família e teve filhos que já lhe deram netos. E quem nasce no vale verde há de sentir sempre essa pulsação, esse sortilégio que é a magia do tempo que pára e nos mostra o eterno cenário da cidadezinha que nos viu nascer e onde espelhamos nossa imagem de criança, no azul do atlântico e no verde esmeraldino dos canaviais verdejantes!"


O vereador George Câmara presidiu os trabalhos e convidou para a composição da mesa representativa da vida pública, cívica e cultural de Natal, as seguintes personalidades: Diógenes da Cunha Lima, escritor, historiador e poeta - Presidente da ANL - Academia Norte Rio Grandense de Letras; Jurandyr Navarro Costa - Presidente da Academia de Letras Jurídicas do RN; Anna Maria Cascudo Barreto, escritora, historiadora, Académica - Presidente da Fundação Ludovicus; Roberto Lima de Souza - Presidente Funcarte/Capitania das Artes; Lúcia Helena Pereira, em representação do IHG-RN - Instituto Histórico Geográfico do RN e representando o seu Presidente Enélio Lima Petrovich, ausente por doença; Eduardo Gosson, escritor - Presidente da UBE-RN - União Brasileira de Escritores-RN;  Aquino Neto, Vereador; Valério Mesquita - Presidente do Tribunal de Contas do Estado do RN.

O Vereador Aquino Neto abriu a sessão solene da cerimónia, apresentando cumprimentos e a encomiosa justificação da outorga de Cidadão de Natal a Pedro Simões Neto, após o que logo entregou a direção dos trabalhos ao Vereador George Câmara.


Como admiradores de Pedro Simões Neto, tivémos o privilégio de estar presentes, por esta homenagem coincidir com o período de nossa permanência semestral em nossa residência de Natal, homenagem a que muito gostosamente nos associámos, tendo ocasião de trocar com Pedro Simões Neto o nosso abraço afetuoso de felicitações, já que Pedro Simões nos honra e distingue, desde o nosso conhecimento, a mim e a Selma, com a sua amável consideração e cordialidade.


Pedro Simões Neto é credor da grande estima e admiração de que disfruta na Cidade de Natal, o que bem o demonstrou num salão do auditório da Capitania das Artes, que se encontrava repleto das mais distintas e significativas figuras públicas e inteletuais, assim como de muitos admiradores e, claro, na primeira fila, de toda a sua grande e amorosa família, onde orgulhosamente e com patente felicidade se contavam filhos e netos.

Honra para Pedro Simões, mas honra também para a cidade de Natal. que tem em Pedro Simões um dos seus mais ativos e brilhantes representantes de uma cidadania generosamente preocupada com o bem da Pólis, com o bem desta encantadora Cidade de Natal (capital do sol), anichada no colo da foz do belo rio Potengi, à beira mar esplendorosamente estendida, acariciada todo o ano pelo calor do sol e a brisa do oceano, sempre presentes.


Em meu nome pessoal, no de minha esposa Selma, e em nome de todos os membros do nosso Conselho Editorial/Redatorial, apresentamos ao amigo e distinto Cidadão de Natal Pedro Simões Neto, as nossas mais calorosas felicitações por mais esta tão justa homenagem, há muito merecida.


  Carlos Morais dos Santos
Professor Universitário
Consultor Senior Internacional em Desenvolvimento Estratégico Sustentado

Escritor, ensaísta, poeta, fotógrafo
Editor/Administrador de 4 Blogues e do Blog C.eA.L.
Cônsul (Lisboa) da Assoc. Internac. Poetas Del Mundo
Membro da Academia Portuguesa de Letras, Artes e Ciências
Membro da Sociedade Portuguesa de Geografia de Lisboa
Membro do Grémio Lusitano-GOL
Membro da Soc. Portuguesa de Estudos do Séc. XVIII
Membro da Liga Portuguesa dos Direitos Humanos-CIVITAS
Conselheiro do Conselho Superior de Ética e Responsabilidade Social de Portugal
 Membro da Audiência Portuguesa do Tribunal Internacional sobre o Iraque
Membro da AVAZ Internacional (10 milhões em prol dos Direitos Humanos, da paz e ecologia
Membro do IHG-RN-Instituto Histórico Geográfico do RN-Brasil
Membro da SPVA - Sociedade de Poetas Vivos e Afins do RN-Brasil
Membro do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa - BH-MG-Brasil
Membro de várias Tertúlias Culturais portuguesas e brasileiras 

Um comentário: